Buscar
  • vasart

COMO CULTIVAR ALECRIM EM VASO



A jardineira Carol Costa explica tudinho sobre essa planta perfumada, comestível, repelente e que tem até mesmo fama de mágica! Vem descobrir todos os segredos do alecrim e como cultivá-lo na sua casa.


Sol, vento e solo arenoso

O alecrim (Salvia rosmarinus), é uma planta arbustiva, originária da região do Mediterrâneo. Com suas folhas longas e finas, é uma espécie que se adaptou aos solos pobres e com ventos constantes. Por isso, aqui no Brasil, a planta pode achar nosso clima bem mais úmido e abafado do que ele gostaria. Isso acontece com plantas com o desenho das folhas pequenas e galhinhos finos, como a lavanda, o tomilho, o orégano e o aspargo-alfinete. Vento, clima do Mediterrâneo... isso dará algumas dicas do que o alecrim gosta: local ensolarado, mas não tão quente, vento e um substrato arenoso.


Como replantar o alecrim

Se comprou um vaso de alecrim, você pode querer replantá-lo num vaso maior e dar mais espaço pra ele crescer – é uma ótima ideia, já que essa planta pode formar grandes touceiras e alcançar fácil um metro e meio de altura. Dica da louca das plantas: tente imitar o mesmo substrato que o produtor usou pra cultivar a espécie e misture com um bocado de fibra de coco.


Num vaso quadrado grande e furado, (A Carol Costa usa o Vaso Cubo 40x40 cm da Vasart), nossa jardineira faz uma camada de drenagem e coloca uma parte da sua mistura de substrato. Aí, é só remover o alecrim do vaso original, fazer um cafuné no torrão pra soltar as raízes e, replantá-lo na casa nova.

Podar pra ter um alecrim bonito

Como o alecrim é uma das poucas plantas perenes de uma horta, vale muito arrumar um local maior pra cultivá-lo. Quase todas as hortaliças são anuais mas, o valente alecrim pode durar décadas! E, mesmo que queira cultivá-lo, use e consuma a planta. Cada vez que você corta um galhinho, o alecrim rebrota e bifurca, criando ao invés de um, dois novos ramos. Podando, você acaba tendo um alecrim bem cheio e lotado de raminhos novos. Com o que você removeu, faça chás, tempere carnes e legumes, use em pães, ou até mesmo, amarre os ramos e deixe dentro de casa pro aroma cítrico e fresco!

Como regar o alecrim

Acabou de replantar o alecrim, não esquece de plantar e regar. Mesmo que o alecrim seja uma planta que gosta de solo mais seco, é preciso regá-lo. E, qualquer verdinha recém plantada, precisa se ajustar ao novo substrato – a água ajuda na acomodação das raízes sem fazer esforço. Outros pontos importantes são os furos no recipiente e o tipo de mistura do substrato pro replantio, o que garante que o excesso de água irá escoar. Pra finalizar, o local escolhido pro vaso é bem arejado e bate sol quase o dia todo. Em pouco tempo, o solo estará do jeito que o alecrim gosta.

Coleção Cubo: https://www.lojavasart.com.br/vasos/colecao-cubo

Vaso utilizado: https://www.lojavasart.com.br/vasos/colecao-cubo/vaso-cubo-40-x-40-cm-vasart

Fonte: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/como-cultivar-alecrim-em-vaso/

413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo